UM OUTRO IFSP É POSSÍVEL! Construindo diálogos, autonomia e competências!

Conheça nosso candidato!

Meu nome é ADELINO FRANCISCO DE OLIVEIRA. Cresci na periferia da Zona Sul de São Paulo, onde aprendi que ninguém trilha o caminho só. Esse compromisso com o coletivo me acompanhou ao longo da vida, desde a minha juventude, envolvido nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica.

Sou graduado em Filosofia, mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP, doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e pós-doutor pela ESALQ/USP, com pesquisa no campo dos direitos humanos. Minha trajetória acadêmica sempre esteve entrelaçada com minha militância social, consolidada em minha atuação política, na luta pela justiça social e ambiental e pelos direitos de cidadania da classe trabalhadora.

Hoje, casado com Maria Teresa e pai de três filhas — Esther, Laila e Deborah —, aprendi que o maior legado que deixarei será minha luta por elas e pelas futuras gerações. Isso é o que me move como educador e servidor público. No IFSP, onde sou professor de Filosofia desde 2014, me dediquei a projetos de pesquisa e extensão que refletem essa crença no poder do coletivo.

Em 2017 coordenei a criação e implementação do curso de Pós-graduação (lato sensu) em Educação em Direitos Humanos, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em direitos humanos da Rede Federal de EPCT.

Destaco ainda minha atuação no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas(NEABI), onde liderei iniciativas que constroem uma educação antirracista ao mesmotempo em que promovem a inclusão e a valorização das diversidades étnico-culturaisem nossa instituição.

Também liderei projetos e grupos de pesquisa voltados para educação em DireitosHumanos, destacando-se o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude, que fazuma potente articulação intercampi.

Um dos meus maiores orgulhos é o projeto AfroIF — Articulando Saberes Neabi/IFSPMoçambique, que idealizei e coordeno em conjunto com o colegiado do NEABI. Esseprojeto reflete minha opinião nas possibilidades do intercâmbio de saberes entreculturas e países, aprofundando o diálogo Sul-Sul.